Setorial Siderurgia e Mineração | Janeiro 2025
Setorial Siderurgia e Mineração | Janeiro 2025
De maneira geral, as ações do setor tiveram performance negativa em dezembro e no ano de 2024, refletindo o cenário desfavorável para o setor e o aumento da aversão a risco no último mês do ano, que prejudicou a atratividade de ativos de países emergentes.
Mineração
Na China, o PMI Industrial permaneceu em torno da linha de 50 pontos, que indica neutralidade entre expectativa de expansão e retração da atividade. A produção e do consumo de aço voltaram a retrair, assim como as importações de minério, embora tenham seguido resilientes, o que manteve os estoques da commodity elevados. Os preços de minério de ferro de ferro oscilaram em torno dos US$ 100/t desde o mês de dezembro.
No Brasil, apesar da queda no volume em dezembro, as exportações recuperaram, no ano de 2024, o patamar de embarques anterior ao acidente de Brumadinho.
Siderurgia
Em dezembro, os preços internacionais de aço moveram-se em diferentes direções: nos EUA, houve ligeiro incremento das cotações e na China, as cotações encerraram o mês com queda em relação ao fechamento de novembro. No Brasil, oa confiança do empresário do setor sobre a situação atual da economia e da empresa se deteriorou e voltou a ficar abaixo da linha de 50 pontos.
Dados mais recentes da indústria siderúrgica mostram que apesar da sazonalidade desfavorável em novembro, observou-se um movimento de queda em todas as métricas do setor na comparação mensal, incluindo as importações, embora estas tenham atingido patamar recorde no acumulado de 2024.
Fonte: InvesTalk
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 08/01/2025